Este manual de cuidados especiais contém as informações necessárias para o uso e manutenção adequados de seu novo tapete. Leia-o atentamente e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Para garantir maior vida útil nos tapetes é imprescindível limpeza semanal com bom aspirador e praticar o rodízio da posição do mesmo ao menos mensalmente. Impermeabilizantes também podem ser utilizados, mas isso não contribui de forma convincente para proteger o tapete, que sofre com uso diário, lavagem e abrasão.

RECUPERAÇÃO

Tapetes danificados pelo uso incorreto tornam-se difíceis de serem recuperados, porém com alguns truques e dicas simples é possível amenizar esses estragos.

Amassamento: No caso de amassamento localizado, causado por pés de móveis ou pelo trânsito intenso em determinadas regiões, pode ser utilizada uma escova com cerdas macias nos locais de maior incidência, sempre no sentido oposto aos fios, visando levantar os pêlos e, em seguida, usar um aspirador de boa sucção sobre as partes a serem tratadas. Esta operação deve ser repetida ao menos semanalmente em toda a área do tapete.

Desbotamento: Quanto ao desbotamento das cores pela exposição ao sol ou luzes fortes, a recuperação torna-se mais difícil, portanto sempre verifique se os materiais utilizados na produção (fios, compostos, revestimentos, etc.) possuem tratamento com proteção Anti- -UV. Os tapetes devem secar sempre em meia sombra e estendidos, nunca sob sol forte ou dobrados em varais.

Manchas: Os tapetes menos suscetíveis a manchas são os confeccionados a partir de matérias primas sintéticas. Destacam-se nessa linha tapetes feitos com nylon (poliamida), polipropileno, poliéster ou acrílico e, especialmente, aqueles feitos com fios de poliéster revestidos com PVC, indicados tanto para áreas internas quanto externas. Nos tapetes de fibras sintéticas, a remoção das manchas é mais fácil que nos de fibras naturais. Os tapetes mais suscetíveis a manchas são os produzidos a partir de fibras naturais, como algodão, sisal, juta, etc. As manchas mais comuns são as ocasionadas por gorduras, café, vinho, sangue e refrigerantes. A limpeza de manchas deve ser iniciada o mais rápido possível, retirando o excesso do líquido que causou a mancha com pano branco limpo ou papel absorvente. Recomenda-se utilizar uma solução com 75% de água morna limpa, 25% de vinagre branco e uma colher de chá de sabão em pó neutro, aplicando-a sobre a mancha com movimentos leves através de pano branco ou esponja macia. Algumas manchas requerem métodos de limpeza específicos.

Gorduras: Aplicar talco seco e deixá-lo absorver a gordura. Em seguida, aspirar, usar a solução descrita anteriormente e deixar secar. Também pode ser usado um pano umedecido em benzina e, em seguida, a solução citada. Após isto, secar.

Sangue: Aplicar água oxigenada a 10 volumes e, em seguida, secar bem.

Chiclete: Colocar gelo sobre o mesmo para endurecer e depois retirar com espátula, cuidadosamente. Também pode ser usado pano umedecido em benzina. Em seguida, utilizar a solução acima e secar.

Café: Aplicar gelo sobre a mancha e, em seguida, utilizar a solução descrita. Após isto, secar.

Vinho: Enxugar imediatamente o líquido. Em seguida aplique uma mistura em pequena quantidade de água com bicarbonato, deixe secar e aspire. Pode-se também derramar um pouco de vinho branco ou água com gás e secar com pano branco limpo.

LIMPEZA E LAVAGEM

O uso rotineiro de aspirador é o mais indicado para a manutenção, prolongando a vida útil do tapete, além de mantê-lo sempre limpo de poeiras e sujeiras. Nunca usar vassouras de cerdas duras para a limpeza dos tapetes. Nunca utilizar produtos à base de cloro. Para lavagem do tapete, recomenda-se enviar a uma lavanderia especializada.